quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vila Nova de Gaia - Portugal

Vila Nova de Gaia ...Este município português foi uma grande surpresa para mim...me encantou pela sua beleza específica e única. Cheguei em Gaia, porque recebi indicação de um casal de amigos, que também se surpreenderam com tudo. Gaia é vizinha da cidade do Porto, lugar é bem tranquilo e os moradores são muito simpáticos.

Vila Nova de Gaia
Uma cidade é histórica e com vários prédios antigos. O curioso, são os várias edifícios com roupas penduradas na sacada do prédio... aff...fica uma verdadeira “maloca”, mas acredite!! isso torna o lugar ainda mais belo e interessante.

Vila Nova de Gaia
Há vários pescadores nas margens do rio, se você curte pescar, é o lugar!! No centro da cidade há uma rede vermelha gigante, uma obra de arte, em homenagem aos pescadores da cidade. Bem impar!!

Vila Nova de Gaia - Rede Gigante em homenagem pescadores
Vila Nova de Gaia é o centro de produção de vinho do Porto. Reúne armazéns de mais de 50 empresas e muitas oferecem passeios guiados que em geral  incluem degustação...humm...melhor parte!!rsrs.. Eu visitei e degustei o vinho do caves Cálem Porto, que eu super recomendo, porque após a visita, você poderá assistir a um show de Fado português, com algumas músicas legais e típicas de Portugal.

Show de FADO


Vinho do Porto - Caves Cálem
O vinho do Porto é encorpado. Os de cor castanha são mais suaves, mas podem ser mais complexos que os escuros. Fundamentalmente consideram-se três tipos de vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny.
O Porto branco, é o meu favorito, pela doçura e porque ao contrário dos outros, é bebido resfriado, como aperitivo. Tipicamente vinhos do Porto brancos são vinhos jovens e frutados (não menosprezando as reservas) e são o único vinho de Porto que se categoriza quanto à sua doçura. Há brancos secos e meios-secos, mas praticamente nunca é completamente seco, guardando sempre alguma da sua doçura inicial, sendo por isso comum os brancos "secos" com alguma doçura.

Cálice de Vinho do Porto
Recomendo a fazer um sightseeing tour com a empresa Yellow Bus, para conhecer o melhor da cidade: os diversos museus (museu vinho do Porto, museu carro elétrico, entre outros), igrejas no estilo gótico (igreja de São Francisco e igreja do Carmo), igreja no estilo barroco (igreja Matosinhos), Palácio da Bolsa, Casa da Música, Castelo do queijo, Fundação Serralves e Porto de Gaia.
Vila Nova de Gaia - Casa da Música
O ponto alto da cidade é a paisagem, clima descontraído e degustação de vinhos. Há vários restaurantes deliciosos. Eu recomendo saborear um delicioso bacalhau, “Bacalhau a Braga”, provei e aprovei!!rsrs. O preço é o melhor da Europa, em tudo!! Restaurante, hotel, taxi, serviços, etc.

Bacalhau a Braga

Vou fechar este blog com uma música, bem típica, que escutei bastante por lá, chama-se “Casa Portuguesa”.
“É uma casa portuguesa, com certeza! É, com certeza, uma casa portuguesa!”
Curta abaixo algumas fotos... e continue sempre por aqui e Por aí...by Lia Oliveira.

Vila Nova de Gaia


Vila Nova de Gaia


Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia


4 comentários:

  1. Muito bom Lia! seu blog está lindo, um dia quero conhecer Portugal também!
    abs
    Naomi

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Naomi! Seu comentário me deixou feliz! Bjs. Lia

    ResponderExcluir
  3. Olá lia adorei o seu blog...mas não pode deixar de notar um erro seu...a casa da musica é no Porto, não em Gaia.
    Continua viajando e relatando suas viagens...a gente viaja com vc.
    bjs
    vera

    ResponderExcluir
  4. Oi Vera! Obrigada! Quanto a casa da música, você tem razão. Procurei colocar todas as viagens em um único post. Valeu pela dica! bjs. Lia

    ResponderExcluir