sábado, 8 de outubro de 2011

Córdoba – Espanha

Com bela mesquita e lindos pátios mouriscos, Córdoba na Espanha destaca-se entre as cidades que eu mais curti nesta minha última viagem para a Europa.
Geeente...a cidade é toda histórica e Patrimônio da Humanidade. Você vai andando e descobrindo lugares interessantes... cidade rica e preciosa... No século 10º, Córdoba viveu seu apogeu e foi capital ocidental do Império Islâmico.
Córdoba - Ponte Romana
Cheguei na cidade de trem. Dentro da estação há um balcão para informação turística, onde recomendo pegar um mapa de Córdoba e os horários das atrações. Como o centro histórico é próximo (apenas 15 minutos da estação de trem), você poderá pegar o bus (ônibus) número 3 ou 16 em frente da estação e descer na parada “San Fernando”. Daí é só seguir o mapa, porque todos os lugares de interesse estão bem pertinho.
A construção mourisca mais notável é a Mezquita de Córdoba, que tem 12 séculos e representava o poder do Islã na Península Ibérica. Impressionante a beleza da Mezquita Catedral, que vale os $8euros para entrar. É o monumento mais importante de todo o Ocidente Islámico. Ocupa espaço de 24.000m2. No interior há arcos no teto, coloridos de vermelho e creme e também há várias capelas, e tudo isso torna o lugar muito belo.

Mezquita de Córdoba


Mezquita de Córdoba


Mezquita Catedral
 
Mezquita Catedral

Uma ponte romana, que cobre o rio Guadalquivir, liga a cidade antiga a Torre de la Calahorra, do século 14, onde toda a vista é impressionante e inesquecível, um verdadeiro cartão postal.

Ponte Romana - Córdoba

Ponte Romana - Córdoba
A oeste das muralhas, no antigo bairro judeu, fica o Alcázar de los Reyes Cristianos, admirável palácio-fortaleza erguido por Afonso XI no século 14. Aqui permaneceram os Reis Católicos durante a campanha pela retomada de Granada. O melhor deste lugar, é o jardim do palácio, impressionantemente lindo! Com dezenas de chafariz e muitas rosas e flores colorindo o local, vale os $4euros para visitar. Eu curto muito jardins floridos, por isso amei!!

Alcázar de Los Reyes Cristianos


Alcázar de Los Reyes Cristianos


Alcázar de Los Reyes Cristianos
O Museu de Bellas Artes é bem fraco, exibe artes locais de Córdoba, no estilo barroco, artes sacras, esculturas do artista local (Mateo Inurria 1867-1924) e um pouco de arte contemporânea. O valor da entrada de $1,5 euros e uma hora no museu é suficiente para ver tudo.
Vale ainda visitar o Palácio Viana, do século 17, rico em mobílias, tapeçarias e porcelanas.
Posso concluir falando que não tenho palavras para expressar toda a beleza histórica que meus olhos viram neste lugar... impressionantemente belo!
Curta abaixo algumas fotos... e continue sempre por aqui e Por aí...by Lia Oliveira.

Córdoba


Córdoba



Um comentário:

  1. Olá, Lia. Parabéns pelo blog. Eu gostaria de saber quantos dias você ficou em Cordoba???!

    Beijo, beijo

    ResponderExcluir