quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sabático: A busca por maior autoconhecimento e atitude

Porque um período Sabático?
Estou vivenciando a experiência de um período sabático e confesso que sou grata a Deus, por nos últimos quatro meses, receber esta dádiva do “tempo” para reciclar minha vida.
Esta valendo muito a pena esta “pause” na minha vida, pois em breve ligarei o meu “play” muito mais feliz, capaz de realizar e continuar a minha caminhada pessoal e profissional de sucesso.
Usei a filosofia da vaca...rsrs (cagando e andando!) Digo isso, porque não dependo do que podem ou não falar, penso que o importante é me preparar para recomeçar o meu sucesso, ainda mais forte e confiante. E vamos combinar, isto não tem preço!!

Sabático - Autoconhecimento

Em breve concluirei o meu TCC no curso MBA em Gestão Empresarial na FGV, e adivinha qual o tema??? Uma assessoria Sabática!! Sim...Eu escolhi este tema, para estar ainda mais alinhada sobre a reflexão do tema.

Estou preparando minhas malas, pois em breve farei uma viagem cultural pela Europa. Este tour...irá fechar com chave de ouro o meu período sabático. Estou certa que será o primeiro, de muitos intervalos sabáticos, pois pretendo repetir a dose, sempre que sentir necessidade deste “break”.
Deixo aqui alguns toques sobre o tema, fruto das pesquisas que realizei:
Quem são os sabáticos em potencial? O que eles buscam?
          Os profissionais em crise, como um “roqueiro com crise de repertório” ou um “publicitário que não consegue criar”. “Pode ser um meio de pavimentar o próximo estágio de criação, sem pressão.”  Os gatilhos do sabático podem ser fatos negativos ou positivos, como um rompimento amoroso ou o nascimento de um filho – Cansaço apenas não é gatilho;

              A busca por autoconhecimento ou diminuir a tensão da rotina diária que influencia na produtividade;

              A busca pela auto-suficiência e a flexibilidade para se virar em qualquer situação – o que produz autoconfiança;

              A busca por soluções para começar de novo, se reciclar, conseguir um diploma que lhe dará visibilidade profissional, escrever um livro, emagrecer, namorar muito, conhecer as raízes familiares, se sentir “encaixado” no mundo e diminuir a ansiedade;

              A busca por...“O luxo de ter tempo”. O tempo permite refletir e entender melhor a si mesmo e a humanidade, detectar problemas e achar soluções.
Sabático - Autoconhecimento

Os executivos e profissionais no mundo corporativo normalmente param "de verdade" nas férias, feriados e fins de semana. Mas há um momento em que precisam de mais tempo. Será necessário uma ruptura drástica com a rotina. Viagens intermináveis, correria, trabalho sob pressão, ansiedade por resultados, cobranças ferrenhas e, dia após dia, estresse e mais estresse.  E sair em sabático muitas vezes é uma ótima solução.
Muitas pessoas saem em sabático pressionadas por questões emergenciais, a exemplo de problemas com estresse, depressão, demissão ou ansiedade. Outras são movidas pelo desejo salutar de ascender profissionalmente, refletir sobre o significado social do seu trabalho, desenvolver um negócio próprio ou ainda assumir outra posição na empresa. Saindo do ambiente do dia-a-dia, conseguem ver possibilidades latentes que até então não eram percebidas.
Eu super recomendo este período sabático, claro que obviamente há o custo em dinheiro – e muitos viajantes chegam a se desfazer de patrimônio para financiar um sabático, o que torna o custo maior. Também existe o custo emocional de gerar conflitos na família e no trabalho, enfim a custo representado pelos riscos que se correm não é nada desprezível. Mas pense que também há os benefícios, o desprendimento ou a sensação de liberdade, identificar suas forças e potencialidades. Mas um dos principais benefícios é, sem dúvida, maior autoconhecimento.
O termo sabático vem do hebraico e significa “repouso”.  Tem relação ao dia semanal em que os judeus tiravam para descansar e se dedicar aos assuntos de interesse pessoal. Então...faça o mesmo, já que até os especialistas em gestão de carreira e os livros de auto-ajuda, concordam que o caminho da felicidade possível passa pelo autoconhecimento – e por saber impor seu jeito ao mundo fazendo-se respeitar, algo que tem sido chamado de “atitude”.
Desejo que Deus abençoe todas as áreas da sua vida! Seja Feliz!!
Um super beijo... e continue sempre aqui e Por aí...by Lia Oliveira.

Sabático - Autoconhecimento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário