domingo, 14 de agosto de 2011

Como planejar uma viagem

Pensando na viagem do seu sonho? Então, saiba que planejar é primeiro passo para uma viagem bem sucedida!
Galera...vamos aumentar as chances de tudo dar certo!! E o que significa “dar certo”? Entendo que significa passear, relaxar, namorar, divertir, conhecer lugares diferentes...etc. Ter uma viagem inesquecível!!
Viajar é bom D+!! mas para evitar qualquer estresse neste momento, que deve ser pura diversão, a dica é mesmo ”Planejar”.


Entaossi, eu fui pesquisar algumas dicas para o planejamento de uma viagem, aqui estão:


O que espero dessa viagem?
Definir qual será a abordagem do passeio é o passo número um no planejamento. Você busca agito ou sossego? Praia ou montanha? Passeios culturais ou mordomias à beira da piscina num resort? Vai sozinho, com amigos ou com alguém? Tudo isso tem de ser levado em consideração. Um erro comum é o viajante dizer que está cansado, precisando de férias, e partir para uma viagem que inclui visitas a 10 cidades em 7 dias. Ou seja: em vez de descansar, ele embarcará numa maratona e provavelmente voltará ainda mais exausto. O contrário também acontece: gente que quer agito e, por falta de informação, acaba indo parar numa praia sossegada demais, sem bares ou qualquer sinal de vida noturna. Portanto, antes de escolher o destino e a duração da sua viagem, identifique suas necessidades.

Com quem vou viajar?
Princípio básico: viajar acompanhado sempre sai mais em conta que sozinho. Um quarto duplo num hotel, por exemplo, custa quase a mesma coisa que um quarto individual. Um taxi pode levar duas pessoas, em vez de uma, pelo mesmo preço. Porém, para uma viagem a dois (ou em grupo) dar certo é bom que todos tenham as mesmas expectativas em relação ao destino escolhido.

Vale a pena viajar de pacote?
No Brasil, os pacotes são um ótimo negócio. Operadoras fazem acordos com as companhias aéreas e redes hoteleiras, repassando bons descontos ao consumidor. Geralmente os pacotes incluem hotel, hospedagem e translados entre hotel e aeroporto e vice-versa. No máximo, um citytour. Pacotes também são ótimos para quem não teve tempo de reservar hotéis e passagens por conta própria ou não sabe direito como fazer isso. A parte chata? O primeiro e o último dia são praticamente perdidos. Gasta-se um tempão no recolhimento dos passageiros espalhados por vários hotéis. Para saber se o pacote é vantajoso, descubra os valores de cada item nele incluído e some-os, como se fosse viajar por conta própria.

Quero viajar por conta própria. Vale a pena?
Vale, e muito. Nunca foi tão fácil organizar a própria viagem. Pela internet você pode comprar passagens, reservar hotéis, adquirir bilhetes para atrações e assim embarcar com tudo planejado. O único cuidado é se informar ao máximo sobre os lugares que você pretende visitar, comprar um bom guia e fazer um cronograma, levando em consideração o tempo gasto nos deslocamentos.

Viajarei a trabalho. Como posso aproveitar essa oportunidade?
Uma viagem de negócios não precisa ser desprovida de divertimento. Com organização e planejamento você pode facilmente encaixar em sua agenda um ou outro passeio. Descubra antes que atrações você gostaria de visitar e mexa seus pauzinhos para se hospedar próximo delas. Ou, pelo menos, numa área de bons restaurantes. Só não se esqueça de que as despesas relativas a lazer são suas, não da empresa.

Será que planejar tudo não tira a graça da viagem?
De jeito nenhum. Como escreveu Ricardo Freire, autor do blog Viaje na Viagem e do livro 100 Dicas para Viajar Melhor, “o que tira a graça da viagem é se hospedar mal por não ter feito reserva com antecedência e ficar zanzando pela zona de restaurantes sem conseguir escolher um”. Ou seja: quanto mais você planejar e estudar o destino, mais condições terá de identificar roubadas e, sim, perceber oportunidades que não estavam previstas.

Como planejar uma viagem internacional
A alegria e a ansiedade que costumam anteceder as viagens turísticas internacionais muitas vezes acabam fazendo com que as pessoas esqueçam de tomar as várias providências necessárias para garantir sua segurança e tranqüilidade durante a viagem.
Mas é preciso lembrar que planejar a viagem não é apenas pensar nas coisas boas a fazer e nas compras. É preciso tomar uma série de atitudes antes mesmo de comprar a passagem. Veja as principais providências a tomar:
Antes de mais nada, informe-se sobre os costumes, as leis e as condições de visto de entrada para turistas no país que pretende visitar. Por exemplo: Quer viajar para os Estados Unidos? Tenha em mente a necessidade de tirar passaporte e visto de entrada no país. Este processo é um tanto demorado, por isso você precisa mesmo se organizar o quanto antes.
Desconfie de pacotes com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Em geral, esses pacotes acabam não cumprindo tudo o que prometem.
Faça planos internacionais de saúde, pois uma eventualidade médica pode não apenas estragar sua viagem, mas também acabar com a sua poupança.
Ao se planejar financeiramente, deixe um bom dinheiro reservado para imprevistos, cancelamentos etc. Nunca viaje para o exterior com o dinheiro contado.
Providencie com toda a antecedência a regularização do passaporte e os cartões de crédito internacionais.
Providencie autorizações de viagem internacional para os menores de idade. Menores desacompanhados, ou mesmo acompanhados de apenas um dos pais, precisam ser liberados pela Justiça e pela Polícia Federal.
Lembre-se de levar a sua caixinha de remédios, para eventuais necessidades.
Não aceite encomendas difíceis de seus amigos. Em geral, tais encomendas dão trabalho e gastos extras.
Se a viagem parecer mais cara do que você pode pagar, não se arrisque: opte por um roteiro mais barato. Afinal, os imprevistos sempre acontecem.

Pensando em suas finanças:  Orçamento de uma viagem
Depois de pesquisar condições e custos, é hora de olhar muito bem o seu orçamento. Afinal, é recomendável que suas contas estejam em dia, para que possa, então, investir no seu sonho.
Nada de desanimar, caso constate que deverá demorar um pouco para conseguir fechar o seu pacote de viagem, por conta da falta de recursos. Estabeleça metas, organize suas contas e comece a poupar. Sendo firme neste objetivo, terá maior determinação para guardar dinheiro!
Lembre-se que para providenciar documentação do passaporte e visto de entrada no país envolve custos. Dando um passo de cada vez, seu bolso não sentirá o impacto!
Pensando ainda em suas finanças, no caso de viagem para o exterior, não se esqueça de providenciar um cartão de crédito internacional. A medida garante segurança e praticidade na hora das compras.
A melhor época para viajar é fora de temporada, ou seja, distante das férias escolares e dos feriados. Os preços são mais baixos, você pode encontrar promoções e pacotes interessantes e os locais ficam mais tranqüilos.
Se você é fã do "agito" e adora viajar para locais badalados na alta estação, prepare seu bolso!

huhúuu...Depois tudo isso...Boa Viagem!!
Um super beijo... e continue sempre aqui e Por aí...by Lia Oliveira.
Fonte das informações - Sites: Caixa economica Federal / Terra  / Finanças práticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário