sábado, 20 de agosto de 2011

Como montar um Roteiro de viagem

Você esta pensando em elaborar um roteiro de viagem? Se sim, parou no blog certo, porque hoje quero compartilhar, neste singelo espaço, o meu passo a passo para montar um roteiro de viagem.
Eu recomendo preparar este roteiro, com pelo menos dois meses de antecedência da viagem. Ok? Então...Vamos lá:

1º Passo: Escolha o seu destino
Definir o destino é o primeiro passo, pense no óbvio: se você busca agito ou sossego? Praia ou montanha? Passeios culturais ou mordomias à beira da piscina num resort? Digo sempre que este é o ponto inicial, pois um erro comum é o viajante dizer que está cansado, precisando de férias, e então partir para uma viagem que inclui visitas a 10 cidades em 7 dias. Ou seja: em vez de descansar, ele embarcará numa maratona e provavelmente voltará ainda mais exausto.

2º Passo: Compre um bom guia do destino escolhido
Com o destino definido, eu considero importante ter um guia do local em mãos. Nas grandes livrarias, você encontrará guia sobre as principais e melhores cidades turísticas. Siiimmm...Com um guia você poderá se informar ao máximo sobre os lugares que pretende visitar, mapas, fotos, restaurantes, cultura e idioma local, assim como outras informações legais. E vamos combinar... é uma delícia esta parte!! Eu amOOO!! Uma outra dica é complementar as pesquisas através da internet: sites, blogs, etc.



3º Passo: Pesquisa de Passagem aérea
Defina a data exata para a ida e volta da sua viagem. Para iniciar a pesquisa de passagem aérea, eu me preocupo muito com preço, conforto e empresas aérea com mais credibilidade. Prepare este orçamento através de pesquisa no site da própria cia aérea (exemplo TAM, Gol, etc) ou na submarino viagens, que informa o preço para todas as empresas na mesma tela. Outra dica é atentar para sua pontuação de milhas no cartão crédito, digo isso, porque viajar com milhas é uma excelente oportunidade de economizar no orçamento da viagem.

4º Passo: Prepare um cronograma da viagem
Prepare um cronograma, levando em consideração o tempo gasto nos deslocamentos. Recomendo a ferramenta Excel para preparar este cronograma e também considerar todas as informações sobre a viagem, por exemplo, horário voo, data check in hotel, etc. A medida que evoluir o seu roteiro de viagem, automaticamente lembre-se de atualizar o seu cronograma.

5º Passo: Pesquisa ticket para o Trem (somente Europa)
Se a sua viagem for pela Europa, é possível emitir seu ticket de viagem com antecedência. A empresa RailEurope fornece serviços para compras on-line ou apenas permite realizar as pesquisas sobre tempo de deslocamento entre cidades. Estou deixando esta dica, porque me ajudou muitíssimo na minha última viagem. O site possui versão para o nosso idioma (português) e facilidade de economizar através do “Um passe de trem”, que permite viajar várias vezes em um período determinado, dentro de uma área geográfica definida. Confira mais informações no link abaixo:

6º Passo: Pesquisa de hospedagem
Procure sites de busca de hotéis, hostels, etc. Em uma planilha de excel, faça uma estimativa de custo, considerando o número de dias e pessoas. Os hotéis mais bem localizados, geralmente custam 50% mais caro que os demais, mas na maioria da vezes, vale muito a pena. Aff...confesso que não gosto muito de albergues ou pouco conforto, mas geralmente procuro hotéis econômicos, tipo “Ibis Hotel”, entende? Nem 8 ou 80!! Um hotel básico para uma boa noite de sono, segurança, bom café da manha, bom atendimento, preço justo e sem baratas...eca!!rsrs.

Resumindo...
Galera, resumindo... eu considero este "passo a passo”, um bom início para você montar sozinho o roteiro de viagem da sua família, depois, é só usar sua criatividade para refinar as pesquisas sobre as atrações mais interessantes durante a viagem, ai sabemos que trata-se de escolha e varia muito de pessoa para pessoa.
Vale lembrar que é importante avaliar o valor dos “pacotes de viagem” com empresas de turismo conhecidas, pois algumas vezes os pacotes valem a pena, pois esta incluído, transfer, passeios, vôos, etc., sem contar a facilidade de não se preocupar com nada. Confesso que quando fui para o nordeste e sul do Brasil, os pacotes da estavam valendo muito a pena e eu comprei sem pensar duas vezes.
Outra questão importante é o clima, e é recomendável verificar a previsão do tempo, para organizar adequadamente a sua mala. Neste blog, visite o post: “Como organizar a mala de viagem” para saber mais informações:
Monte o seu roteiro e tenha uma deliciosa viagem!!
Um super beijo... e continue sempre aqui e Por aí...by Lia Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário