quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Roma - Itália

Roma é um museu a céu aberto!! Lá você tropeça em artes a todo momento...rsrs... porque a cidade é cercada por mais 2 mil anos de história... A Roma antiga é grandiosa e os museus são incríveis!! O Vaticano tem a deslumbrante Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.
A cidade de Roma é intensamente viva, relevante e recheada de atrações para todos os gostos e bolsos. Para conhecer os principais pontos turísticos, permaneça na cidade pelo menos cinco dias. Vou deixar aqui no meu blog, um roteiro planejado conforme os lugares que mais despertaram o meu interesse e que poderá ser feito perfeitamente em 3 dias.

Fórum Romano

Assim que cheguei no aeroporto, peguei um taxi, que mais parecia um piloto suicida, de tanto que ele corria. Pedi educadamente para o cidadão dirigir menos rápido, e para minha surpresa, ele disse que estava devagar...rsrs bom, depois fui pesquisar, e descobri que os motoristas romanos são meio malucos mesmo!!rsrs
Malucos a parte, os principais monumentos da capital italiana ficam no centro histórico e, quase sempre, é muito fácil conhecê-los a pé. Caminhar sem pressa, apreciando tudo! Eu optei também em utilizar aqueles clássicos ônibus de dois andares que percorrem os principais lugares de interesse da capital e saem todos os dias, a cada 20 minutos, da Piazza del Cinquecento, em frente à estação Termini. Se o seu objetivo for conhecer o maior número de atrações em pouco tempo, eu recomendo este ônibus de turismo.
Em Roma, eu me hospedei no Starhotels Roma, próximo da estação Termini e super recomendo porque esta bem localizado, com fácil acesso aos trens de alta velocidade (bom para conhecer outras cidades da Itália) e próximo das principais atrações turísticas.
Para os amantes da culinária,  em Roma encontram-se vários restaurantes que agradam a todos, desde os paladares mais exigentes como o luxuoso restaurante La Pergola até uma deliciosa pizza humm...e por lá as pizzerie fazem as pizzas mais finas, crocantes e a um preço razoável.
Intaossi...vamos começar as dicas sobre as atrações de Roma:   
A clássica visita ao Vaticano, e lembre-se que na basílica não é permitida a entrada de turistas vestidos com bermudas e camisetas regatas. Ops! Eu vi gente sendo barrado!!rsrs.
O Vaticano é o menor país independente do mundo, a sede da igreja católica e residência dos papas. O local é todo murado e fica dentro da cidade de Roma. E confesso que tentei entrar, sem sucesso, porque não consegui passar pelos guardas do portão, só entra com identificação!rsrs... Mas tudo bem, por lá você tem outras atrações, como a basílica de São Pedro, Museu Vaticano, lojas de souvenier e muitos pombos na praça de São Pedro...rsrs aff...muitos!!rsrs.
A Basílica de São Pedro (um dos doze apóstolos de Jesus) é o mais importante santuário católico e atrai peregrinos e turistas de todo o mundo. Construída em 349d.C. e nela atuou grandes arquitetos do barroco e renascentismo romano. Para mim, o ponto alto desta igreja é a estátua de São Pedro (Os pés estão desgastados pelos beijos recebidos dos peregrinos...eca!), a estátua de Pietá, de Michelangelo (uma estátua de Maria com corpo de Jesus no colo) e um lugar onde abriga todos os túmulos dos papas, onde a maior fila esta no túmulo do Papa João Paulo II.

Vaticano - Basílica São Pedro


Vaticano - Basílica São Pedro

Vaticano - Basílica São Pedro

Vaticano - Pombos na Praça São Pedro


Vaticano - Basílica São Pedro

O Museu do Vaticano abriga uma extraordinária fortuna que inclui as obras primas de Michelangelo na Capela Sistina. Conta-se que Michelangelo pintou deitado de costas durante quatro anos, entre 1508 e 1512, para compor sua deslumbrante “A Criação de Adão” no teto. Ele voltou 23 anos depois e passou mais seis anos pintando “O Julgamento Final” na parede sobre o altar. (Goethe disse: “Quem não viu a Capela Sistina não tem idéia do que o homem é capaz de realizar”). Vale a pena conferir! Chegue cedo para visita, e especialmente na alta temporada, se prepare para enfrentar longas filas.

Museu Vaticano - Capela Sistina Michelangelo

O Palatino é o lugar onde os imperadores romanos ergueram seus palácios, em cuja a base, no Fórum Romano, eram praticados o comércio, devoção e a justiça. Os visitantes circulam livremente por entre as colunas quebradas e é possível imaginar como seria o Império Romano há 2 mil anos.

Fórum Romano

Fórum Romano


Fórum Romano

Fórum Romano


Fórum Romano

Palatino


Fórum Romano - Templo di Romolo

O Coliseu era um grande anfiteatro de Roma que sediava os combates mortais de gladiadores e lutas entre animais selvagens – espetáculos oferecidos gratuitamente ao público pelo imperador e por cidadãos ricos.


Coliseu

Coliseu

A Fontana Di Trevi é o marco barroco mais famoso de Roma. É uma fonte muito linda! A mais bonita que já vi!! No fundo desta fonte esta cheia de moedas jogadas por turistas, na esperança de ter seus desejos atendidos. Ok...confesso, a minha moedinha esta por lá também...rsrs.


Fontana Di Trevi
A Scalinata di Spagna é um escadaria que liga a igreja de Trinitá dei Monti à Piazza di Spagna, onde os turistas e moradores sentam-se nos degraus para escrever, tirar fotos, namorar, tocar instrumentos ou apenas olhar o movimento.
A Piazza Navona é a praça mais espetacular de Roma, eu me apaixonei por este lugar. Os principais pontos de interesse são as suas fontes: Fontana dei Quattro Fiume (Fonte dos quatro rios) e a Fontana Nettuno (Fonte de Netuno).

Piazza Navona

Piazza Navona


Piazza Navona

Castel Sant’Angelo – em 139, o castelo foi construído para ser mausoléu  do imperador Adriano, além de abrigo seguro para os papas em períodos de guerra ou de agitação política. Os visitantes podem observar todos os aspectos da história do castelo, desde as úmidas masmorras até os exagerados aposentos dos papas do renascimento.
Roma é uma senhora de gênio forte e personalidade única. Uma viagem inesquecível!!
Um super beijo... e continue sempre aqui e Por aí...by Lia Oliveira.

Castel Sant'Angelo


Castel Sant'Angelo


Roma


Roma

Roma


Roma


Roma


Roma
 


2 comentários:

  1. Ei Lia, estou embarcando pra conhecer Roma em breve e adorei as suas dicas! Muito obrigado.
    Vc fez descricoes precisas e úteis. Além das belas fotos que captam o "ar" da cidade.

    Adorei! RR

    ResponderExcluir
  2. RR, obrigada! Feliz com seu comentário! Boa viagem! Aproveite de montão a Itália!

    ResponderExcluir