terça-feira, 8 de novembro de 2011

A vivência no exterior - uma oportunidade de ouro!

A experiência de trabalhar ou estudar no exterior é uma oportunidade de ouro, desde que você esteja disposto a “cavar” toda e qualquer possibilidade de desenvolvimento profissional ou acadêmico.
Para a nossa vida não existe GPS que assegure que estamos no caminho certo, então nos resta prestar mais atenção em nossas decisões e nos resultados destas escolhas.

Em 2008 fui expatriada para a Jamaica (Caribe). A empresa me deu dois dias para pensar no convite e responder se aceitava ou não este desafio. Inicialmente eu me senti muito insegurança, mas aceitei... porque percebi que neste desafio, encontraria a oportunidade de ouro, que eu não sabia exatamente como iria funcionar, mas que era algo que eu buscava no meu plano de carreira.
Hoje em dia, após esta vivência de 16 meses na Jamaica, muitos amigos e familiares ainda me perguntam do que terei saudade? Como foi a experiencia? O que eu mais curti? Como é a Jamaica? Como vivem os Jamaicanos? Enfim... muitas perguntas legais e que eu amo responder. Pois é... na realidade eu trouxe a Jamaica comigo para sempre!!
Bom, no meu caso, morar em outro país, não foi nada fácil, enfrentei muitos desafios sozinha, inclusive a insônia, medo, solidão e ansiedade.

Mas tive que me adaptar rapidamente a nova vida, nova cultura, alimentação, rotina, residência, desafios profissionais, idioma... e por aí vai... Sem dizer que, é mais tranquilo morar em um país de 1º mundo, como por exemplo os EUA, do que morar em um local muito subdesenvolvido, como é o caso da Jamaica, onde os desafios dobram!
Foi um ano muito difícil. Mas, na experiência internacional você se descobre a cada dia e passa a aproveitar cada momento como se fosse único.
Lembro bem que durante este período na Jamaica, eu me senti muito só, porque estava longe das pessoas que eu amava. Então, a conexão pela internet foi muito importante para suprir esta necessidade de relacionamento com as pessoas queridas e obter notícias do Brasil.

Mas também neste vasto momento de reflexão, ocorreu algo muito bom e valioso no meu interior. Explico:

a)    Eu me aproximei ainda mais de Deus e de mim mesma;
b)    Busquei mais autoconhecimento;
c)    Melhorei minha auto estima;
d)    Busquei pesquisar e estudar sobre diversos assuntos.
Mas você lembra o que eu comentei no início? Que a vivência internacional é uma oportunidade de ouro? Entaossi, comigo foi assim! Superado os desafios, esta experiência me abriu portas para o mundo. Foi um divisor de água na minha vida, porque houve aperfeiçoamento de idioma, capacitação profissional, conheci lugares novos e amigos legais, enfim...me tornou uma pessoa mais global!! Parece que tudo ficou mais simples e ao meu alcance.
Aff...nunca imaginei que um dia eu teria uma carreira internacional!! Mas aconteceu, e eu me sinto privilegiada por ter recebido de Deus esta oportunidade... e um diferencial maravilhoso e que não tem preço.  
Hoje eu olho pra traz e vejo como valeu a pena! Quantas portas se abriram para mim, após esta vivência internacional.

Por outro lado, eu tenho uma recomendação: não espere ser reconhecido em uma empresa pelo o que você sabe ou conhece, pois o reconhecimento vem quando você associa este aprendizado internacional com o poder de realização e a capacidade de agregar valor para o seu escopo de trabalho. O fato isolado de falar inglês fluente e ter vivência internacional, por si só, não abre grandes portas. Fica dica!
Escrevi este blog com o objetivo de compartilhar um pouquinho da minha experiência com vocês e dizer que vale a pena enfrentar desafios de morar, por um tempo, no exterior, para adquirir maior experiência de vida ou profissional, capacidade de adaptação a mudanças, conhecer um novo ambiente e novos amigos. Pense nisso!
E também faço questão de dizer, que para mim, o melhor lugar para viver ainda é ao lado da família, amigos e lugares que eu curto!! No meu caso, é a minha querida cidade de São Paulo!!
Fico por aqui... bjokas! Por aí...by Lia Oliveira.

4 comentários:

  1. Oi Lia, antes de mais parabéns pelo blog, precisava de lhe fazer umas perguntas acerca da jamaica. Mande seu email para mim pf susana.moutinho@hotmail.com obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Susana,

    Entrarei em contato no seu email. Terei maior prazer em responder as suas perguntas da Jamaica! Abs, Lia

    ResponderExcluir
  3. Honestamente amiga... se um dia eu tiver a oportunidade de sair de SP acho q não volto não... mesmo gostando daqui essa correria acaba desgastando... rsrsrsrs

    ResponderExcluir