quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Barcelona - Espanha

A próspera e movimentada Barcelona, capital da Catalunha – é uma das mais irresistíveis cidades européias, atraindo anualmente, milhões de turistas, que abarrotam as ruas para apreciar sua diversidade cultural e seus estilos arquitetônicos.
Sagrada Família
Por que Barcelona é tão especial? No meu ponto de vista, pela impressionante arquitetura, magníficos museus, grande diversidade de cafés e espetacular vida noturna, tudo isso, sem mencionar o privilégio de sua localização em frente ao mar e sua essência medieval.
A silhueta da cidade ficou marcada pelo arquiteto visionário Antoni Gaudí, com sua edificações fantásticas. Em breve, eu quero escrever aqui no blog, um post especial sobre Gaudí, descrevendo em detalhes, toda a riqueza arquitetônica que os meus olhos contemplaram.
Para começar a conhecer Barcelona nada melhor que um passeio pelas Las Ramblas, o calçadão arborizado que serpenteia por quase 1,5Km da Plaça de Catalunya ao porto. A aparência é de uma só rua, mas são cinco ramblas separadas, cada uma com seus nome e suas características. Juntas, elas oferecem uma mistura diferente e atraente do que há de mais pitoresco na cidade (artistas de rua, lojas de fast food, quiosques de flores, etc).
Las Ramblas

Las Ramblas

Las Ramblas
A Sagrada Família é um grande templo e a maior obra prima inacabada de Gaudí (estima-se que será finalizada em 2026). É o emblema da cidade e um passeio imperdível para qualquer turista. A entrada no templo custa $8 euros e há uma fila enorme do lado de fora. Posso dizer que apesar de lotado, vale muito a pena entrar e conhecer, porque internamente é muito lindo, com vitrais coloridos e música clássica tocando.
Dentro da igreja, apesar do local pedir silêncio, há uma muvuca de turistas falando milhares de idiomas ao mesmo tempo...rsrs. Na cripta abriga o túmulo de Gaudí e um museu interativo. Entre, sente e admire o beleza desta igreja.
Sagrada Familia

Sagrada Família

Sagrada Família
Um dos tesouros da cidade é o supreendente Parque Guell, no alto da colina, projetado por Gaudí. Lugar parecido com um conto de fadas: colorido, vários mosaicos e castelinhos fofis, sem dúvida alguma é um ambiente alegre e um parque bem  diferente de todos que eu já vi, parece que tudo é feito de “doce”...rsrs. O lugar é mega lotado e a estação de metrô fica a 15 minutos a pé do parque (prepare o condicionamento físico para caminhar um pouco!rsrs...da estação metrô até o parque).
Parc Guell
 
Parc Guell
 
Parc Guell

Parc Guell
 
Parc Guell

Parc Guell

Parc Guell - Janela Castelo
A Casa Milá também conhecida como La Pedrera é um ousado edifício de apartamentos, de estilo modernista, projetado por Gaudí. Eleva-se como um rochedo bege decorado com terraços de ferro forjado. Há reprodução de um apartamento de 1911 no 1º andar, com diversos utensílios originais. O ponto culminante da visita é o sinuoso terraço da cobertura. Bela obra de Gaudí! Este arquiteto é meio doido...rsrs, projetou o prédio mais louco e diferente que já vi, isto explica o sucesso! 
Casa Milá

Casa Milá

Casa Milá
 
Casa Milá
 
Casa Milá


Casa Milá
 
Casa Milá
 
Casa Milá

Casa Milá
A Fundação Joan Miró é um museu que abriga algumas das obras mais representativas de Miró. A fundação Joan Miró fica em Montjuic, uma verdejante colina, com castelo e museus, que oferece uma bela visão panorâmica da cidade e do porto. Este é o parque  mais sofisticado da cidade, uma combinação única de jardins exóticos e atrações turísticas.

Picasso é o grande pintor dos tempos modernos, que mudou-se para Barcelona com 14 anos. O Museu de Picasso é dedicado às obras de diferentes períodos de vida do artista.
A magnífica Catedral de Barcelona é um esplêndido exemplo da arquitetura gótica catalã. Esta obra do século XIV foi construída onde, anteriormente, havia uma basílica romana.
Catedral de Barcelona

Catedral de Barcelona

O Bairro Gótico foi o núcleo da cidade durante mais de 2 mil anos. Trata-se da área gótica mais conservada da Europa, um confuso labirinto de palácios, praças e igrejas. O local é sujo, barulhento, caótico e abarrotado de lojas, bares e casas noturnas.
Bairro Gótico

Bairro Gótico

Bairro Gótico
Pois é... a minha 1a viagem por Barcelona foi uma verdadeira maratona, e acredito que mesmo quando eu viajar pela 2ª vez por Barcelona, ainda não será suficiente para conhecer tudo que a cidade oferece. De qualquer forma, quero recomendar dois lugares que não visitei, mas que são ótimas atrações de turismo: Mosteiro de Montserrat (espetaculares vistas da Catalunha) e Barceloneta (Praia e uma vila de pescadores, bastante famosa pela agitação urbana).
Geeente...como vocês viram, não é atoa, que Barcelona se tornou uma das cidades mais visitadas da Europa! Estou feliz por escrever este blog! Fico por aqui... bjokas! Por aí...by Lia Oliveira.


2 comentários: