terça-feira, 15 de novembro de 2011

Viajar é Preciso

Texto do Site Tempo de Mulher – Autora: Ana Paula Padrão
Viajar é Preciso
Você sabe o que mais gosta de fazer na vida? Nossa tendência é responder a essa pergunta rápido demais. Veja bem, não me refiro a coisas boas como cafuné no cabelo, sobremesa de chocolate ou banho de mar. Falo de algo que você de fato passaria a vida inteira fazendo. Sem parar. É, eu sei, isso exclui várias coisas muito boas. Por isso, pense um instante.
Essa coisa boa será permanente. Algo que você possa fazer trabalhando ou por lazer. Sozinho ou acompanhado. Algo que ficará com você para sempre, mesmo que, por algum motivo de força maior, você tenha que abandonar. Algo que ninguém te rouba. Algo que não se perde. Uma atividade que se acumula, mas não cansa. E que, quanto mais você pratica, mais aguça sua curiosidade.
A coisa que eu mais gosto de fazer na vida é viajar. E já pensei muito sobre isso. Viajar é conhecer. E o conhecimento, tal como os livros que você lê, os cursos que faz e as experiências que vive, não se perdem. Viajar é sair de você. Sair do conforto do conhecido - seja o conhecido seu vizinho, seu colchão ou sua novela das nove.
Viajar é improvisar. É aceitar o outro. O diferente. O extraordinário. Viajar é como a paixão antes do amor. Com a vantagem de que você pode vir a amar aquilo que conheceu ou ficar só no encantamento. Não importa. Aquilo que você viu e sentiu estará ali para sempre. As paisagens, as gentes, os cheiros. Ah! Os cheiros. Lembro-me do perfume de cada cidade que conheci e alguns deles me fazem uma falta que dói. As comidas e as roupas. Os idiomas e as culturas. Tudo isso se enraizou aqui dentro e fez de mim quem eu sou.
Viajo, até hoje, no estilo mochila nas costas ou protegida na primeira classe. Tanto faz. O melhor da viagem, já aprendi, é o antes dela. Planejar é essencial. É antecipar o desconhecido. Só para depois se surpreender com o imponderável. Eu me levanto todos os dias pronta para programar minha próxima viagem. Sei que ela virá. E que nunca mais serei a mesma depois dela.
Pessoal, amei este texto! Fico por aqui... bjokas! Por aí...by Lia Oliveira.

"A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar". Margareth Lee Rimbeuk
"A Verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos". Margareth Lee Rimbeuk

3 comentários:

  1. Viajar é desvendar mistérios,conquistar novos horizontes.Viajar é nos fundir em uma nova cultura,descobrindo novos sabores,aromas e culturas...viajar é vida,sonho,prazer!
    Adorei o site.

    ResponderExcluir
  2. "Viajar é saber aproveitar a dádiva da Vida"

    ResponderExcluir