sábado, 23 de julho de 2011

Kingston - Jamaica

“Yeah, man!!” Mantenha a mente – e o coração – abertos para Kingston, porque hoje vou escrever sobre esta capital da Jamaica. Tenho um carinho mega especial por esta cidade, porque morei em Kingston por um ano e quatro meses (2008 e 2009). Na época eu fui expatriada, por uma empresa, para desenvolver e implementar um projeto em Clarendon na Jamaica. Posso dizer que esta vivência no exterior foi um divisor de água na minha vida pessoal e profissional, porque conheci amigos especiais, conheci uma nova cultura e belíssimos lugares, e vamos combinar que isto não tem preço!!
Bom... como a maioria já pode imaginar, o estilo musical do Reggae é o mais popular do país, imortalizado por Bob Marley e vinculado ao movimento religioso do Rastafári e é, sem dúvida, um dos maiores motivos que levam os turistas de todas as idades – especialmente os jovens – a visitar a Jamaica, e isto impulsiona o setor do turismo. Em kingston, é possível ver pelas ruas, homens com cabelos compridos e com dreadlocks, no estilo Marley, pois afinal, é o verdadeiro cartão postal do lugar.

cabelos compridos com dreadlocks


É impossível conhecer a capital sem visitar o distrito de New Kingston, que é o “batimento cardíaco” da Jamaica, centro financeiro, comércio, negócio, escritórios, cultura e vários prédios com arquitetura moderna.
O idioma oficial do povo jamaicano é o inglês, mas é muito comum, ouvir o inglês jamaicano (também conhecido como Patois Jamaicano), que somente eles entendem. Para pessoas que visitam o país pela primeira vez, uma conversa pode ser incompreensível no início, mas depois fica fácil se acostumar com as gírias e expressões.
A moeda oficial na Jamaica é Dolar Jamaicano. A melhor forma de chegar em Kingston é por avião, através do aeroporto Norman Manley (único em Kingston). Não há voos diretos do Brasil para Jamaica, e eu conheço duas possibilidades para chegar na ilha: a) voar pela American Airline com conexão em Miami/EUA (será necessário o visto americano) ou b) voar pela Copa Airline com conexão no Panamá (sem necessidade de visto).
As acomodações em Kingston são ótimas, eu recomendo três hotéis que tive oportunidade de visitar: Hilton Kingston Hotel, Jamaica Pegasus Hotel e Terra Nova Suite Hotel.
A melhor forma de conhecer Kingston é alugando um carro. Não recomendo pegar taxi, exceto com alguma indicação prévia de motorista. O trânsito de Kingston é uma “loucura”, se prepare para grandes aventuras!!rsrs...algo que eu diria ser comum para os paulistas..rsrs.. E a direção é contrária (lado direito). Quase todos os veículos possuem direção automática. Inicialmente isto pode aumentar tensão no volante, mas em alguns minutos, ocorre a adaptação.
Tenho muitas dicas de lugares para visitar por lá, até manicure e SPA...rsrs...mas neste blog vou focar nos passeios e lugares mais interessantes e obrigatórios para os turistas. Entaossi...vamos as dicas de passeios e lugares interessantes em Kingston:

Bob Marley Museum (56 Hope Road)
O museu de Bob Marley é o ponto mais visitado de Kingston. A casa com jardim e altos muros já foi residência e estúdio de gravação do famoso Pop-Star e cantor de reggae até sua morte, em 1981. Durante o tour, os fãs conhecem os ambientes e observam objetos pessoais de Marley. O museu esta aberto de segunda a sábado, com visita guiada. Vale a pena conhecer!

Bob Marley Museum


Bob Marley Museum


Bob Marley Museum

Bob Marley Museum


Strawberry Hill
Muita paz...em uma estância bem  no alto de Blue Mountain, com excelente arquitetura, jardim, flores e restaurante gourmet. Uma piscina linda e com maravilhosa vista para Kingston! Você poderá ser hospedar no local, para curtir mais dias, mas já vou adiantando que  o preço do resort/spa é para os afortunados...rsrs, mas passe o dia no Strawberry Hill que será o suficiente para conhecer.


Strawberry Hill


Strawberry Hill


Strawberry Hill


Strawberry Hill


Strawberry Hill

Strawberry Hill
Hope Botanical Gardens & Zoo
Jardim belíssimo que vale a pena visitar. Muitas flores, orquídeas, praças e um pequeno zoológico para as crianças. Eu visitei o Hope Garden com uma amiga, e ambas curtimos muito. O local esta aberto diariamente, mas observei que aos domingos, o Jamaicano aprecia este lugar tranquilo, para uma boa leitura, estudos bíblicos em grupo e sentar na grama para passar o tempo.

Hope Garden


Hope Garden

Hope Garden


Hope Garden


Hope Garden

Hope Garden
Port Royal
Uma balsa leva os turistas a Port Royal em meia hora. O lugar foi cenário de muitas novelas de aventuras. Atualmente a cidade é popular pelos pratos à base de frutos do mar e da arquitetura rara. Lembro que a comida jamaica é tipicamente bem apimentada, e em Port Royal é um pouco mais....rsrs...então ao pedir um prato ou porção de peixe, lembre-se disto!!rsrs se você, assim como eu, não aprecia pegar “fogo” na boca...rsrs diiiiiga ao garçom que você prefere sem pimenta. Fica dica!
Port Royal


Port Royal

Port Royal


Port Royal - Porção Peixe
Devon House (26 Hope Road)

Construída em 1881 por George Stiebel, um dos primeiros negros jamaicanos a fazer fortuna no Caribe, a casa em estilo clássico é uma atração histórica. No subsolo, há lojas de artesanatos, butiques, restaurantes, cafés e sorveteria. Cake, Coffee & Ice Cream hummm…o sorveteria Devon House é uma parada obrigatória... e eu confesso que quase todos os domingos eu estava por lá, e aprovei todos os sabores de Ice Cream!!rsrs


Devon House


Sorvete Devon House


Devon House - Loja artesanato


Devon House - Loja artesanato

Redbones Blues Café (21, Braemar avenue) é uma delícia de lugar.. que recomendo para uma baladinha noturna, para ouvir jazz e blue e ainda saborear um jantar de pratos variados. Aproveite para provar a “Red Stripe Beer”, a famosa cerveja jamaicana. Como eu não curto muito o sabor de nenhuma cerveja, não sou a melhor pessoa para dizer, mas... conheci alguns brasileiros que encomendaram as famosas garrafas, então deve ser boa!!rsrs.

Red Stripe Beer
  
Terra Nova (17, Waterloo Road) é um delicioso restaurante, mas em um estilo mais sofisticado. Jantar e sobremesa, ao som de piano bar. Toda a quarta-feira o restaurante serve um Sea Food maravilhoso!!! e neste dia, as mesas estão sob luz de velas, localizadas ao redor da piscina..romantico, não? Aproveite, vale a pena!
Market Place plaza (67, Constant Spring Road) é um agradável point de restaurantes. Lá da super certo para combinar um jantar com amigos, porque tem todos estilos de restaurantes: comida japonesa, chinesa, italiana, francesa, indiana...e por ai vai...fica dica! Lugar agradável e seguro, para aquele momento de entretenimento noturno durante a sua viagem.
Para saber mais sobre Jamaica, fica a vontade para enviar perguntas através do meu blog.

Fico por aqui... bjokas! Por aí...by Lia Oliveira.

Kingston


Kingston

Kingston


Kingston


Kingston


Kingston


65 comentários:

  1. Ola, Lia.

    Estou pretendendo ir a Jamaica no inicio do ano que vem com minha esposa, para conhecer de perto o reggae jamaicano. alem do museu, que lugares vc indicaria para curtir um reggae de qualidade, mas que tambem seja seguro?

    ResponderExcluir
  2. Olá Igor,
    No museu você encontrará apenas a história do reggae, relacionado à vida e sucesso do Bob Marley.

    Recomendo que você conheça Ocho Rios, Montego Bay ou Negril. Hospede-se em um resort de lá, digo isso, porque será mais seguro. No lugar tem uma beleza natural deslumbrante, há show de reggae e da cultura Jamaicana todas as noites. Veja o meu post sobre Ocho Rios, aqui no blog. Em Kingston, poucos lugares são seguros a noite. Mas se você mesmo assim, resolver ir, recomendo uma danceteria, dentro do Market Place Plaza.
    Depois me conta sobre a viagem.
    Obrigada. Abs, Lia

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia,
    Tudo bem?
    Sou jornalista e gostaria de uma ajuda sua com informações sobre a Jamaica.
    Será que poderia falar com você por e-mail?
    Abs,
    Raphaella
    Sportv

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafhaella,
    Terei o maior prazer em ajuda-la! Me envia seu email de contato. Abs, Lia

    ResponderExcluir
  5. Olá Lia,

    continuo programando minha viagem pra Jamaica, mas com muitas duvidas, rs. Por exemplo:
    1. Vale a pena alugar um carro e dar um role na ilha inteira, ou é melhor se hospedar em negril, ocho rios ou montego bay e fazer passeios a partir desses locais?

    2. Vi que vc falou que é mais seguro ficar em resorts. por que exatamente?

    3. Pelo que vi tambem nao tem muito atrativo em kingston. Apenas o museu. e eu ficando em negril, por exemplo, eu faria um passeio apenas de passar o dia em kingston. To certo?

    parabens pelo blog e valeu pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Olá Igor, que legal que esta caminhando bem o plano viagem de vocês!

    Então, se você hospedar em Negril, será uma ótima opção, pq o lugar eh lindo e mostra muito a cultura Jamaicana. Veja um post meu sobre Negril, com algumas dicas do local.

    Qto as suas duvidas:
    Duvida 1: Vale a pena alugar o carro, mas lembre de levar um bom mapa,
    porque a ilha nao eh sinalizada, e por lá nao funciona GPS. Procure viajar durante o dia.

    Duvida 2: digo isso pelo seguinte, nos lugares turístico eh bem tranquilo, mas em Kingston também há algumas "bocadas" de risco. Dentro do resort, alem ser oásis de lindo, bem estruturado e com praias lindas, a segurança eh 100%. Em Negril, voce poderá sair do resort para fazer passeios locais.

    Duvida 3: Um dia em Kingston esta perfeito. Visite o museu do Bob e a Devon House. Para a Noite conheça o "RedBones", eh bem agradável.

    Bom, no geral, de todas as dicas, posso resumir nas mais importantes:
    * evitar dirigir a noite, pq nao há sinalização e GPS na ilha;
    * hospedar dentro de Resorts
    * freqüentar apenas lugares turísticos

    Fique a vontade para perguntar outras duvidas. Tenho um contato de um motorista Jamaicano, se precisar, eu te passo. Eu costumava viajar com ele. Acho q era +/- USD200 de Kingston x Negril.

    viagem!

    ResponderExcluir
  7. Igor, Boa viagem! Voce vai amar a Jamaica, será uma experiência única!

    ResponderExcluir
  8. oi Lya.

    Como amante do reggae, pra mim é um sonho de muito tempo conhecer a Jamaica. e certamente você tá me ajudando muito realiza-lo, rs.

    Estou programando minha viagem da seguinte forma:

    Vou de Miami pra Kingston, passo um dia e na manha seguinte saio cedo pra Blue Lagoon e Frenchman's cove, em Port Antonio. Isso dá uns 100km. Acha que levo umas 2h?

    Depois, por volta das 14h, sigo em direção a Ocho Rios, para depois Montego Bay e Negril, para em seguida retornar para Montego Bay e pegar o aviao de volta pra Miami.

    O que acha? Sugere alguma mudança?

    Você lembra os nomes dos resorts que você ficou em algum desses lugares?

    Valeu mesmo pela atenção.

    Igor

    ResponderExcluir
  9. Oi Igor, fico feliz em participar do seu sonho em conhecer a Jamaica. Como eu disse, será viagem diferente de tudo que vc já fez! Vale a pena!

    Qto ao reggae, posso antecipar que o som deles, eh bem diferente do que escutamos aqui, mas eh bem legal tbem!

    A sua programação esta perfeita! Mas recomendo vc se hospedar um dia próximo da praia de blue Lagoon (hotel Goblin Hill).

    Vamos aos resort, onde um eh mais lindo que o outro! Importante vc escolher com serviço "all inclusive". Todos estes abaixo possuem este serviço, onde vc come e bebe a vontade, show!

    Ocho Rios: Riu Resort / Gran Bahia

    Negril: Sandals Resort / Riu Resort

    Montego Bay: Sandals Resort / Gran Palladium Resort / Iberostar grand rose hall

    Desejo uma viagem maravilhosa! Depois me conta!

    Abs, Lia

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Lia.

    Com certeza voltarei no seu blog para contar tudo que senti por lá.

    Grande abraço.
    Igor

    ResponderExcluir
  11. Oi Lia!

    Cheguei no seu blog pelo google... Vou fazer uma viagem de trabalho a Jamaica e queria aproveitar o tempo livre para conhecer a ilha. Poderia me ajudar passando o contato do motorista que você conhece?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi Jamile, claro! Segue abaixo o contato do motorista:

    P&L Tours motorista Paul Facey
    876-770-8201
    876-377-0207
    876-998-1824

    Boa viagem na Jamaica! Bjs. Lia

    ResponderExcluir
  13. Olá Lia :)
    eu estou indo fazer um intercambio pra jamaica, vou morar lá e estudar na west indies de agosto a dezembro será que daria pra voce me falar mais sobre kingston já que eu não conheci mais ninguém que tenha ficado tanto tempo assim lá hahaha meu email é estherdeona@live.com e meu face esther deona se quiser me adcionar! amei o post , beijinho

    ResponderExcluir
  14. Oi Esther, claro! será um prazer falar de Kingston! Vou te escrever o email. bjs. Lia

    ResponderExcluir
  15. Olá Lia!

    Adorei seu blog.
    Estou programando minha lua de mel para Jamaica e gostaria de conhecer:

    OCHO RIOS, MONTEGOBAY, RUNAWAY BAY, NEGRIL, Port Antonio, Kingston. Depois irei para a Flórida.

    Estava pensando em ficar 1 semana em um resort e depois hotéis, mas lendo o que você escreveu acho que vou optar por Ocho Rios, Montegobay e Negril ficando mais tempo apenas em resorts.
    Qual o melhor meio de transporte para eu ir de uma cidade para outra la?
    Aguardo o seu retorno!
    Obrigada, beijo Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Ótimo seu roteiro! Entao, qto ao melhor meio de transporte: Avião: De Kingston para Montegobay, ou vice versa. Entre as praias, alugue um carro no aeroporto ou contrate a Van de turismo, que faz translado nos hotéis. Bjs. Lia

      Excluir
  16. Olá! Muito boas suas dicas!
    Compensa se hospedar em Negril e passar apenas um dia em Kingston, sem necessidade de hospedagem na capital?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,
      Não. Vai ficar cansativo, porque Negril é a praia mais distante de Kingston. Sem dizer que eu não aconselho pegar estrada a noite, porque lá não tem boa sinalizaçao. Bjs. Lia

      Excluir
  17. Boa tarde Lia, viajarei com minha namorada mais 3 amigos pra Jamaica no dia 13 de agosto....

    Ficarei Hospedado em um resort e Ocho Rios, como fã do Bob não vou deixar de ir em seu museu em Kingstone... por este motivo já reservei um carro...

    ocorre que lendo varias matérias sobre acho que não tem como deixar de conhecer o Blue Lagoon...

    O google maps me deu um percurso de cerca de 230 km de Ocho Rios/Blue Lagoon/Museu em Kingstone...

    Gostaria que você, com a sua experiencia, acha que tal percurso é possivel, tendo em vista as condições das estradas e a segurança.

    É muita loucura ? rs

    Abraço, agradeço desde já sua atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dagoberto, acho eu li a sua msg muito tarde! Deu tudo certo a viagem? Bjs. Lia

      Excluir
  18. Liaaaa, eu sei que voce deve receber muitos emails, mas é que estou pegando o aviao esse sabado pra Jamaica - Kingston e estou meio desesperada porque nao conheco nada hahahahah sera que vc poderia me adicionar no face pra batermos um papo.. ou me mandar um email o face é facebook.com/esther.deona e o email estherdeona@live.com brigadão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola estarei indo a Jamaica dia 13/09 agora ! se puder me add pra conversarmos sobre sua experiencia agradeceria muito ! meu email é o daguimm@hotmail.com ! Obrigado !

      Excluir
  19. Olá!

    Achei seu blog através do google e pretendo viajar com o meu namorado pra Jamaica em maio/2013.
    Gostaria de saber se é ruim ficar em algum hotel 'mais barato' na cidade e alugar um carro para desfrutar das praias e comer na cidade mesmo, em restaurantes comuns, ou se vale mais a pena pagar mais e ficar em algum resort mais caro...
    Gostaríamos de pegar alguma 'balada' a noite, para conhecer... Ficaremos 1 semana.
    Apreciaria algumas dicas!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Marianna,
    Sim, é possível. Mas vai depender de vocês. Qual o apetite de aventura do turista.

    Deixei no blog os hoteis e lugares que eu mais curti. No resort você vai ter mais conforto e segurança, e ainda pode sair normalmente para as "baladas" a noite. Bjs e boa viagem! Lia

    ResponderExcluir
  21. Lya Oliveira, parabéns pelo Blog!!
    Muito bacana, muitas dicas interessantes!!

    Cheguei hoje em Kingston! Estou no hostel agora e estava procurando algumas coisas p/ fazer aqui e então me deparei com teu blog!!

    Ficarei 15 dias na ilha.
    Pretendo conhecer (além de Kingston)

    - Blue Mountains (ver o nascer do sol)
    - Ocho Rios
    - Nine Miles
    - Mo Bay
    - Negril
    - Treasure Beach

    Deixei de fora algum lugar imperdível??

    Valeu e parabéns de novo!

    Bjs

    Rodrigo Siqueira
    travelerbr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Ola Lia, boa noite!

    Por favor, gostaria da sua ajuda, estou indo de ferias a Miami, minha ideia é ir a Jamaica, por 4 ou 5 dias, estou vendo voos de miami q estao por volta de 1.000 reais com taxas, minha pergunta é a seguinte: qual o melhor lugar para chegar a ilha, Kingston ou Montego Bay?
    Para ficar estes 4 dias, que dicas vc me daria, em qual lugar seria mais interessante? Estou indo sozinho desta vez e gostaria de conforto sem necessariamente luxo.
    Aguarod suas boas dicas.
    Muito obrigado,
    Abs
    Marco
    Sou do Rio de Janeiro e tenho 44 anos jovens e bem vividos ... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, se for 4 dias para Miami + Jamaica vai ficar punk o seu tempo! Mas se for apenas 4 dias na Jamaica, é melhor voo de Miami para Montegobay, entao você vai aproveitar o máximo da beleza natural Jamaica. ** Continue viajando, para continuar seus anos bem vividos...penso igual!! ;) bjs. Lia

      Excluir
  23. Ola Lia, posso falar com vc pelo e mail? Marco.villa.nova@ hotmail.com. Obrigadooo bj

    ResponderExcluir
  24. Olá Lia
    Parabéns pelo seu blog!! Muito bom!
    não se meu post que acabei de enviar foi .. Bom, eu e meu marido estamos pensando em passar uma semana na Jamaica, estamos na dúvida entre Montego Bay e Ocho Rios, o que vc recomenda? Como as distâncias são curtas nada impede que eu posssa ir passar o dia na outra cidade, certo? Você acha que é viável? Além disso, queríamos saber se os resorts que você sugere são mais tranquilos, silenciosos, não tanto "turístico" ... estou perguntando isto pois estivemos em Varadero (Cuba) em um resort e foi muito ruim. Com atrações horríveis a noite, super para turista bobo ver ... a comida super industrializadas ... enfim bem ruim, traumatico rsrs Agradeço a atenção Beijo Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, Obrigada! Bom, Como você tem 1 semana, deve aproveitar os dois lugares: Ocho Rios e Montegobay. O resort é bem legal e movimentado, mas há atrações para turístas mesmo.
      Pensa que tbém há vários passeios fora do resort, só perguntar na recepção do hotel.

      Avalie passar por Negril, lugar bem interessante (veja meu post). Uma semana dá para aproveitar de montão! Boa viagem!

      Excluir
  25. Obrigada, Lia pelas dicas. Você acha que devo ficar em um lugar só e durante o dia visitar outros? Ou vc recomenda que fique metade em Montegobay e outra metade em Ocho Rios?

    Abs
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      Melhor vc ficar metade em cada lugar. Digo isso porque embora próximo, é bem interessante conhecer 2 resorts (são incríveis!). Me fala depois como foi a viagem! bjs. Lia

      Excluir
  26. Olá!!Encontrei seu blog em pesquisa no google e gostei muito das dicas!!!Estou planejando a viajem a tão sonhada jamaica em agosto deste ano, mas gostaria de saber se sabe indicar alguns hotéis mais em conta que os Resorts..estamos pela aventura mesmo!Muitooo obrigado pelas excelentes dicas e roteiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por nada! Que bom vc curtiu! Aff...nao conheço outros hotéis. Mas informei aqui no blog todos os hotéis que visitei e nestes hotéis posso garantir a indicação. Com certeza há outros mais baratos. Boa viagem! Depois me conta as aventuras pela Jamaica! Bjs

      Excluir
  27. Boa tarde Lia!!

    Vi suas indicações de resort, mas me interessei pelas fotos de um outro em Montego Bay chamado Secret Wild Orchid... Vc já ouviu falar nesse hotel??

    Lia, queria também saber sobre o clima da Jamaica em novembro (vou dia 11/11/13)... Você sabe se é um clima bom, quente para quem vai a passeio de lua de mel? Não queremos pegar frio...

    Obrigada
    Adorei seu blog!! Super instrutivo!

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcela, Obrigada! Então, este hotel em Montego Bay eu não conheço, mas posso afirmar que por lá, é sempre um melhor que o outro. Você certamente vai gostar. Tenta ler sobre o hotel na internet, ler comentários de hóspedes no site www.booking.com. Quanto ao tempo na Jamaica, pode ir tranquila, por lá o sol e calor é garantido 99% do ano. Lá eles não sabem o que é "frio", porque não existe frio. Bom, né? Bjs e boa viagem! Lia

    ResponderExcluir
  29. Eu e meu namorado queremos ir para a Jamaica por sete dias. Qual o melhor para se hospedar para ser o ponto de partida e ir para os outros locai? Montego Bay, Negril ou Ocho Rios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, desculpe a demora para responder (eu estava viajando).

      Eu recomendo iniciar por Montego Bay, porque lá tem aeroporto próximo. Depois siga para Ocho Rios e se você quer conhecer a cultura Jamaicana, pense em incluir 1 dia em Kingston (veja o meu blog sobre o local).

      Depois me conta como foi! bjs. Lia

      Excluir
  30. Lia, boa noite!
    Estou pensando em ir para a Jamaica em setembro, com meu esposo e minha filha,que na ocasião estará com 1 ano e 1 mês... Você acha que dá pra aproveitar com ela? Estamos pensando em ficar uma semana em Montego Bay, em um resort... Você acha indispensável dividir a estadia entre Montego e Ocho Rios? As praias e os resorts são muito diferentes destas cidades? Não dá pra ficar só em Montego e apenas passar o dia em Ocho? Obrigada! Seu blog traz dicas muito legais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa noite!
      Sim. Pode ir com sua filha, ela vai amar! Mas procure hospedar em resorts.
      Sim, é possível ficar em Montegobay e passar 1 dia em Ocho Rios (30 minutos de carro).
      Mas os resorts possuem praias particulares lindas! Se você dividir hospedagem, a viagem vai ficar mais interessante! Boa viagem! bjs. Lia

      Excluir
  31. Olá Lia!
    Gostei muito do seu blog e de suas dicas, então resolvi escrever e pegar algumas sugestões com vc.
    Irei com meu marido para a Jamaica e ficaremos uns 15 dias por lá, 10/05 até 24/05/2013.
    Chegaremos e sairemos de Kingston e pensei em visitar: Kingston, Port Antônio, Ocho Rio, Montego Bay e Negril.
    Acha muito arriscado fazer todo esse trajeto com carro alugado?
    Não estamos com $ sobrando, então fiquei um pouco preocupada com os comentários de que os preços de hotéis, taxis e alimentação não são muito baratos...
    Qual cidade vale a pena ficar mais tempo?
    Quais as praias mais lindas?
    Sugere algum passeio imperdível?
    Desde já agradeço.
    Beijos
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, Se tiver que escolher, eu recomendo você ficar apenas em Ocho Rios. Você vai amar!
      Desculpe a demora para responder.
      Bjs e boa viagem! Lia

      Excluir
  32. Oi Lia, tudo bem? Ótimo post, parabéns! Estou indo para Kingston amanhã e suas dicas me ajudaram bastante. Uma erratinha: você introduz seu texto com "Yeah, man!". Na verdade, a expressão que os jamaicanos usam é "Ya mon" do patois.

    Respect!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Sim...mas eu falei no americano mesmo! Localmente fala-se no patois.
      Respect! ;)

      Abs! Lia

      Excluir
  33. Olá Lia...
    Adorei seu blog. Estou programando ir para Jamaica no segundo semestre. Iremos em 3 amigas. Vamos ficar na rede de Resort RIU, que já conhecemos e é muito boa.
    Além de querermos conhecer a ilha, os lugares paradisíacos, também gostamos da vida noturna, Queria saber onde a vida noturna é mais agitada, Ocho Rios, Montego Bay ou Negril? Para decidirmos em que Riu ficar.
    E que tipo de balada tem, somente reggae?

    Aguardo!!! Obrigada!
    Ana Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Laura,
      O RIU é ótimo! Meu favorito!
      As baladas são as batidas da Jamaica, um reggae bem diferente do que conhecemos aqui no Brasil. Também notei muito um dance music em vários lugares. Você vai gostar! Depois me conta! Bjs. Lia

      Excluir
  34. Lia, primeiramente, parabéns pelo blog. Estou planejando passar minha lua de mel na Jamaica e não encontrei nenhum outro lugar com informações tão ricas. Se não for muito incomodo, podemos trocar e-mails para que eu possa tirar todas as dúvidas? Muito obrigado. joaop_schleder@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá, lia

    tudo bem?
    vou para Miami e tenho 4 dias para conhecer a Jamaica. Vc acha que é viável? Pensei em ficar no RIU. O que acha? como vou sozinha, estou bem preocupada e quero ficar em um lugar bom. Negril ou Montego bay? o que me indica? beijos alessandra de Sao Paulo

    ResponderExcluir
  36. Olá Lia. Sensacional seu Blog, vou passar a consultá-lo para a escolha de próximas viagens. Estou planejando uma semana na Jamaica, caso seja possível, poderias me auxiliar com algumas dicas? Segue meu email: mdluches@gmail.com
    abços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luch, obrigada por curtir o blog! Para mais dicas, veja mais outros post que escrevi sobre a Jamaica: Ocho Rios / Kingston / Negril / Port Antonio. Fique a vontade para me escrever, caso tenha alguma dúvida específica. Terei maior prazer em responder. Abs. Lia

      Excluir
  37. Oi Lia!!
    Adorei suas dicas, ajudou bastante.

    Queria saber de mais rolês de trilhas, natureza em Kingston, ficaremos por lá uma semana.
    Blue mountain por exemplo, qual é o esquema? Trilha a pé? etc.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      Desculpe a demora para responder. Eu não curto trilhas, por isso não vou conseguir ajudar. Mas certamente nos melhores hotéis você vai encontrar agências de viagem especializadas. Abs. Lia

      Excluir
  38. Adorei seu blog vai me ajudar nas próximas viagens...
    Quem quiser algumas dicas tb segue o meu!!

    http://cieight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia,
      Obrigada. Vou te seguir pelo meu outro novo blog de viagem. abs. Lia

      Excluir
  39. Olá Lia, meu nome é Gabriella. Estou indo para Jamaica, sexta agora, 15/11. Vou ficar 1 semana lá.
    Estou mega ansiosa. Vou ficar em Montego Bay, no resort Riu Montego Bay. Quero muito conhecer outros lugares, não quero ficar só no resort, to preocupada em como vou conseguir me locomover por lá. Não pretendo alugar um carro, queria contratar um motorista. Você poderia me passar algum contato?? Se possível, entrar em contato comigo por email (gabriellarosaft@yahoo.com.br) para que eu possa tirar algumas dúvidas com você.
    Seu Blog é incrível, parabénss, também sou louca por viagens!
    Aguardo seu contato.
    Beijokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella, desculpe a demora para responder. Espero que tenha curtido Jamaica. Bjs. Lia

      Excluir
  40. Oi Lia! Eu e meu namorado estamos procurando algum país com baixo custo de vida para morar, arrumar emprego, etc ... Pesquisando, vi que a Jamaica pode ser uma boa opção, mas é muito difícil encontrar brasileiros que moraram por lá para me darem dicas/percepções reais sobre isso. O texto ajudou um pouco, mas gostaria que você me falasse mais sobre isso. Não temos muito dinheiro, seria "arriscar" mesmo. Sou jornalista, mas não tenho inglês 100% fluente (porém, eu trabalharia com outras coisas, sem problemas), acha arriscado demais ir sem trabalho?
    Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, a Jamaica é um risco alto sim, digo isto porque viver no exterior é punk. O custo de vida lá é alto e para morar não é muito bom. Desculpe demotiva-la. Turismo é ótimo, mas para morar não recomendo. Por outro lado, uma pessoa que eu conheci aqui do blog, foi para lá estudar inglês e me add no facebook (notei que ela curtiu muito). Boa sorte na sua decisão! bjs. Lia

      Excluir
  41. Uma conhecida minha foi a jamaica e "ficou" com alguns jamaicanos, ela me disse que eles são 'grandes' e 'intensos', é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia,
      Desculpe, infelizmente não consigo ajudá-la na sua pergunta. Abs. Lia

      Excluir
  42. Lia, vou para a Jamaica com mais duas amigas em setembro. Estou com dúvida se o melhor é alugar carro ou fazer passeios fechados com motorista. Explico: não queremos fazer apenas um passeio por dia, então não vale a pena fechar com os passeios dos hotéis. Pretendemos ficar 4 dias em Ocho Rios e 3 dias em Negril e estou um pouco insegura com o aluguel do carro - você acha que é perigoso três meninas dirigindo sozinhas por lá (com GPS)? Olhei preço de aluguel de carro com motoristas e pareceu ser um absurdo de caro!

    Além disso, é perigoso caminharmos sozinhas pelos locais turísticos (de dia)? Estou com um pouco de medo de assédio, pelo que li em reviews de americanos...

    Muito obrigada pela resposta!

    Gabriella

    ResponderExcluir
  43. Lia... Amei seu blog... Li tantas coisas negativas sobre Kingston em outros lugares que entristeci... Estou embarcando no final do mes para Kingston para uma temporada de 6 meses a trabalho e só li sobre a falta de segurança e os perigos na cidade... Ler tantas dicas bacanas me animam!!! Devo me preocupar mesmo com minha segurança??? Vou ficar hospedada no Pegasus. Bjokas

    ResponderExcluir