quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

The Metropolitan Museum of Art

O Metropolitan, o popularmente conhecido por “MET”, é o maior e um dos mais importantes museus dos Estados Unidos.
Como este museu dispensa qualquer apresentação, só me resta escrever que eu amei conhecer o imponente lugar. Olha que eu nem curtia muito obra arte e tudo mudou neste dia. Foi um divisor de água! Passei a me interessar pelo assunto, pesquisar sobre artistas famosos e apreciar as obras por mais tempo.
O MET fica em NY, localizado na Fifth avenue at 82nd street. Por lá você vai encontrar obras de renomados artistas, tais como El Greco, Velazque, Rembrandt, Van Gogh, Picasso, Renoir, Monet e muitos outros, assim como alguns objetos egípcios (eu particulamente não curto!).
A entrada é grátis, mas aceitam colaborações. Pode crer, que vale o preço sugerido (de $10 a $25 dólares). Vê lá...heim...não vai entrar sem pagar!rsrs.
Bom, vamos combinar, o gostoso mesmo é caminhar com calma pelo museu, então separe um dia para este passeio, para apreciar cada quadro que despertar sua atenção.
Algumas obras chamaram a minha atenção e eu quero compartilhar com vocês. Confesso que tenho paixão pelas obras de Monet, mas selecionei outras que eu curti também, e como sou legal, já escrevi abaixo um pouquinho da história de cada obra ou a minha humilde percepção:


“Jovem mulher com um jarra água” - Johannes Vermeer: Nesta obra percebe-se o balanço frio da claridade da luz que ultrapassa a janela de vidro azul. Perfeito!


“Jardim de Sainte-Adresse” – Claude Monet: Monet passou o verão em um resort e foi de lá que ele pintou esta bela obra.


“La Grenouillere” – Claude Monet: Em 1869, quando esse quadro foi pintado, Monet e Renoir moravam próximo um do outro em Saint Michel em Paris. Eles frequentemente visitavam o La Grenouillere, uma espécie de café sobre o rio e então eles pintaram várias vezes esta vista.


“Paisagem próximo Zaandam” – Claude Monet: O artista supera nesta obra, pois consegue a captura da atmosfera da paisagem: observe a sombra da árvore refletindo na água.


“Garotas ao Piano” – Renoir: O quadro reflete o clima intimista e aconchegante das duas meninas tocando piano em seu lar. Renoir pintou este quadro para o Museu de Luxemburgo.


Fica a dica: no final do passeio, na loja de souvenier, compre o cartão postal das obras que você mais gostou. Depois de alguns meses, será bem interessante e prazeroso relembrar. Se você fala ingles, um guia/manual do museu também é bacana ter, porque ele é ilustrativo e comenta as principais obras.
Bjs. Lia